terça-feira, 25 de novembro de 2008

Falando da rodada...

E eis que Vossa Majestade escolheu, com aquela ajudinha de sempre...

Eu havia dito em meu último texto que a rodada de número 36 seria a "rodada rainha", pois teria um teor tão decisivo que poderia dar números finais à disputa. Pois bem, Vossa Majestade a Rainha fez sua escolha, dolorosa para nós rubro-negros e saborosa para os tricolores, que mais uma vez levantarão o caneco sem brilho nenhum, apenas contando - além do apito amigo - com um futebol feio, estritamente de marcação e saída no contra-ataque.

Muitos dirão: "mas eles também têm seus méritos." Sim! Montar um time, seja lá como este jogue - e como é vistoso o futebol do tricolor paulista, já é um mérito. Mas o mérito maior do São Paulo não está dentro de campo, está em toda a estrutura que o cerca. E quando falo em estrutura, não me refiro apenas à estrutura física - CT, estádio, hotel, etc., mas também na parte psicológica e, a mais importante, a financeira. O São Paulo não atrasa salários, paga em dia a premiação dos jogadores e "turbina" o "bicho" quando disputa diretamente um título. Seu presidente não vem a público falar em festa disso ou daquilo, tampouco dá pitacos acerca de seu plantel. Seu treinador foi "bancado" para a próxima temporada antes mesmo do final do campeonato, trabalha com seriedade, de sol a sol e sem ser interpelado sobre o porquê de não escalar fulano ou sicrano. É fato que estrutura não decide campeonato, todavia em uma disputa longa como o brasileirão, temos de convir que ela é importantíssima!

Restou ao Flamengo pegar os erros cometidos esse ano - e foram inúmeros, desde a Libertadores até o final do Brasileiro - e, quem sabe, aprender com eles, para que em 2009 os dirigentes saibam que não se prepara festa antes de conquistar nada, ou até mesmo que pagar os salários em dia é uma obrigação do clube e que jogador não rende se o bolso estiver vazio. Talvez ainda belisquemos uma vaguinha na Libertadores, o que nos daria uma perspectiva de dias melhores. Mas se a vaga não vier, espero que esse ano - hiper trágico para os torcedores - tenha servido de lição para o pessoal do topo da pirâmide rubro-negra.

Falando sobre o jogo...

Cruzeiro x Flamengo:

O time mineiro foi superior em todo o primeiro tempo e poderia ter facilmente liquidado a partida, uma vez que criou chances cristalinas - uma delas incrivelmente perdida por Jajá na cara de Bruno - para isso. O técnico Adílson Batista deu um banho em Caio Júnior, quando jogou Gérson Magrão às costas de Léo Moura e fez com que Fernandinho, que teoricamente seria lateral, jogasse quando se infiltrava pelo meio, no espaço criado pelo próprio Magrão, que levava sempre consigo um marcador, tirando-o do meio. O gol azul-celeste saiu na jogada que marcou taticamente o primeiro tempo: Ramíres se infiltrou às costas de Léo Moura e meteu a bola com açúcar para Fernandinho fulminar Bruno.

No segundo tempo o Fla acertou a marcação, recuando um pouco Leonardo Moura, e equilibrou as ações. E em um escanteio que foi batido curto, Marcelinho Paraíba cruzou na cabeça de Ibson que empatou. Mas daí a defesa rubro-negra, que se mostrou sóbria e tranquila no decorrer do campeonato, resolveu tirar um cochilo. No que a zaga do Mengão dormiu, Fernandinho - juntamente com Ramíres, o melhor em campo - colocou Thiago Ribeiro frente a frente com o goleiro Bruno, que nada pôde fazer, a não ser buscar a redondinha no fundo do barbante. o Flamengo, guerreiro por vocação, não desistiu e foi à luta. Juan - que perderia a bola do jogo - tabelou com Ibson pelo lado esquerdo e cruzou para Obina girar na área e encher o barbante cruzeirense. Mas aí veio outro cochilo da retaguarda e em uma bola excepcional de Jhonatan, Ramíres deu números finais à disputa. Talvez o melhor jogo do campeonato.

O estrago...

Mesmo depois do jogo praticamente perdido, o Flamengo foi novamente à luta. Diego Tardelli, que entrara no segundo tempo, driblou o zagueiro Léo Fortunato e foi atropelado pelo adversário, que passou por cima do rubro-negro como se fosse um trator. Mas Carlos Eugênio Simon, o dito melhor árbitro do futebol brasileiro, experiente, com copa do mundo no currículo, IGNOROU O LANCE e mandou o jogo seguir. Não satisfeito com a cagada que acabara de fazer, o citado "árbitro" ainda expulsou Tardelli e Fábio Luciano (este após o jogo terminado), que foram furiosamente cobrar do árbitro o porquê dele não ter marcado um pênalti tão claro e grosseiro. Lamentável! Um erro que pode comprometer o clube, que conta com a verba da Libertadores 2009 para compor seu orçamento.

Ps.: Por favor, se aposente, Simon!


SRN!

6 comentários:

Rayane disse...

Por favor, se aposente, simon[2]

RIDICULO ele...

Vaga na libertadores ta muito dificil agora

Leonardo Pimentel Freire disse...

São Paulo está virando o 'Lyon' brasileiro,só dá os caras!Planejamento,seriedade e uma invejável estrutura são virtudes que levam o tricolor paulista mais uma vez ao topo do país.Palmas...

Sobre o jogo,foi claro e evidente que Simon errou,e pior do que errar foi ele rever o lance pela TV e ainda assim afirmar que não houve penalidade!Dá pena(da FIFA!)...
Mas sejamos justos:apesar do erro clamoroso,o cruzeiro foi superior e merecia a vitória.Se Airton permanecesse em campo,a zaga do flamengo talvez não ficasse tão desguarnecida como ficou.Agora o fla não mais depende só dele...
Abraços!!

Anônimo disse...

Will

Parabéns pela análise.

Espero que a Rodada Rainha ainda seja deposta e No final prevaleça a Rodada Urubu Rei, ou seja, a rodada 38,rsrs.

Leonardo Pimentel Freire disse...

Retire o que eu disse,sobre o pênalti..após rever em um novo ângulo,afirmo sem pestanejar:NÃO FOI PÊNALTI!SIMON ACERTOU!
Para mais detalhes,entre no www.espn.com.br ,procure ver o ângulo visto por mim,e tire suas conclusões...
E sem essa de chororô,ele é o camisa 10 do meu time,mas com razão sempre!heheheheeh
abraços terê!!

William Cavalcante disse...

não foi penalti? huahauahau... q isso, rapaz!? penalti claro! por baixo parece q ele tropeça e cai, mas por cima ele é atropelado sim senhor. o zagueiro cruzeirense perde o freio ao derrapar e atropela o tardelli!

PENALTI CLARO!

Unknown disse...

Se foi penalti ou não , isso nao interesssa mais, pois o flamengo nao ta nessa posição Horrosa por causa de um penalti mal marcado por um INFELIZ E POBRE COITADO. O time durante o campeonato perdeu pontos importantissmos por ser mediocre. Portuguesa, Vitoria, Curitiba, Cruzeiro (em casa), Internacional (fora) e se eu for citar aqui nao tera espaço pra eu escrever. O flamengo agora depende ainda de tropeços entre palmeiras e cruzeiro e ainda vercer as partidas.
Espero q ano q vem ,Marcio Braga fale menos e faça mais pelo clube, valorizando os jogadores e os proprios torcedores q vao ao estadios prestigiar o time.

Sds...